O ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou através do Twitter que fará uma enquete entre os inscritos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para decidir se adiará a prova. Segundo ele, a enquete ocorrerá na última semana de junho.
Ainda segundo o Ministro, haverá três opções. “Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia?“. “O governo Bolsonaro quer saber a opinião dos brasileiros! Democracia é isso!
Defensores do adiamento alegam que a suspensão das aulas presenciais por conta do coronavírus prejudica alunos das escolas públicas. Um suposto levantamento do GLOBO aponta que 6,6 milhões de estudantes não tem acesso à internet,  a maioria deles na rede pública.
O ministro anunciou ainda que quatro milhões de pessoas já se inscreveram para o Enem. As provas presenciais estão marcadas para 1 e 8 de novembro. Novidade de 2020, a prova virtual, por sua vez, tem previsão de ser aplicada nos dias 22 e 29 de novembro. As inscrições vão até a próxima sexta-feira.
Há um debate sobre seu adiamento. Nosso posicionamento é saber a opinião dos principais interessados, perguntando diretamente aos estudantes inscritos“, afirmou o ministro nesta terça-feira.
Diário Online