A antecipação do 13º salário do funcionalismo público vai injetar R$ 340 milhões na economia. Com isso, o Estado contribui para o aquecimento da economia, principalmente no setor do comércio. A estratégia é fruto do planejamento financeiro do governo do Estado e da organização das contas públicas. O pagamento da metade do 13º salário será feito na terça (6) e quarta-feira (7).
Desde 2019, logo após o início da atual gestão, o governo do Pará trabalhou para alcançar o equilíbrio nas contas, por meio do alinhamento de diretrizes e planejamento estratégico para 2020. Esse direcionamento permite que o governo mantenha o pagamento dos salários em dia, e faça a antecipação de 50% do 13º salário para cerca de 100.214 servidores públicos.
Reafirmando o compromisso com o funcionalismo público, a partir dos bons índices da arrecadação e do controle das contas públicas, em especial as despesas com pessoal, conseguimos realizar o pagamento da metade do 13º salário, de forma antecipada aos servidores. Trabalhamos sem medir esforços por mais melhorias para o funcionalismo público, e o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Thainná Alencar, secretária adjunta de gestão de pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
Confira o calendário de pagamento:
Dia 06 (terça-feira) – Pensões especiais / SEPLAD. Auditoria-Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, Procuradoria-Geral, Sedap, Sectet, Seplad, Sefa, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, NGTM, NEPMV, NGPR e NAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Seap, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Fundação Santa Casa, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, Emater, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Imetropara, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Parapaz.
Dia 07 (quarta-feira) – Seduc (capital e interior).
Agência Pará