Descontos de IPVA para finais de placa 04 a 34 até dia 18

Até dia 18 de março, próxima segunda-feira, os proprietários de veículos com final de placas 04 a 34 poderão pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto. Para quem está há dois anos sem multa, a taxa pode ser paga com 15% de desconto.
Os motoristas que não receberam multas no ano passado pagam menos 10% do valor; e nas demais ocasiões, se o Imposto for pago até a data prevista, o desconto é de 5%. O benefício não é cumulativo.
Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral junto com o licenciamento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros. Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, deve-se observar a data final no calendário disponível no site Sefa.
O contribuinte poderá acessar o Portal de Serviços da Sefa, item IPVA Antecipação, consultar o valor do imposto e emitir o documento de arrecadação, DAE, para pagamento em cota única ou parcelado.
O pagamento é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago no boleto de licenciamento anual do Detran.
As alíquotas do IPVA são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares.
Os veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Embarcações e aeronaves tem até o dia 30 de junho para recolher o IPVA.
Débitos vencidos – O parcelamento do IPVA em atraso, ou seja, referente aos anos anteriores ao exercício atual, pode ser feito diretamente no Portal de Serviços da Sefa na internet. Dúvidas podem ser esclarecidas no 0800-725-5533. A ligação é gratuita.
Reportagem: Agência Pará

Deo Martins