Momento lúdico também contribui para desenvolvimento emocional, psicológico e cultural dos pequenos

O Dia das Crianças, comemorado na última quinta-feira, 12 de outubro, foi muito especial para alguns dos pequenos estudantes das escolas municipais Moranguinho, Ribamar Leite e Pingo de Gente. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), rádio Arara Azul e o Partage Shopping proporcionou aos alunos de 4 e 5 anos o contato com a sétima arte. Muitos deles foram ao cinema pela primeira vez.

A magia da telona e o filme voltado especificamente para o público infantil deixaram os estudantes mirins maravilhados. Os olhares de encantamento e as gostosas gargalhadas preencheram a ampla sala de uma alegria inebriante, impossível aos presentes não compartilhar daquela felicidade.

Tiveram até aqueles que não queriam mais deixar o espaço de tanto que gostaram. Carlos Soares, da Escola Ribamar Leite, que o diga. O garoto de apenas 4 anos estreou no cinema, para o qual planeja voltar em breve. “Foi muito bom passear no shopping e melhor ainda assistir ao pica-pau, ele é muito engraçado, quero vir de novo”.

Diretores, professores e pais acompanharam os estudantes durante a sessão. Dentre eles, estava a mãe do Isaque Almeida da escola Ribamar Leite. Valdelina Marinho de Almeida dividiu a mesma emoção com o filho ao ficar frente à telona pela primeira vez. “Acredito que fiquei mais emocionada que o Isaque em poder compartilhar com ele esse momento. Muito obrigada pela oportunidade”, agradeceu a mãe aos educadores do filho.

Zilda Alves de Jesus é diretora da escola Moranguinho. Ela disse que a escola proporcionou momentos lúdicos aos pequenos durante toda a semana do Dia da Criança, e o cinema fechou as comemorações com chave de ouro. “Nesta semana, oferecemos muitos momentos de lazer na escola, pois as crianças merecem e a programação veio completar a alegria deles”.

Para a coordenadora do setor de Educação Infantil da Semed, Maria Edna Cruz, garantir atividades extraclasse para os alunos é também garantir novas aprendizagens. “Momentos como esse são muito ricos, pois contribuem para o desenvolvimento emocional, social, psicológico e cultural das crianças”, afirmou a educadora.

Segundo o radialista Elson Brito, da rádio Arara Azul, já faz dez anos que a emissora realiza uma programação especial no Dia das Crianças, garantindo momentos de diversão aos pequenos. “Não tem preço poder proporcionar alegria a essas crianças. Sabemos que para alguns deles há pouca possibilidade de vir ao cinema com os pais. Este momento vai ficar marcado, e é uma satisfação poder fazer um Dia das Crianças diferente, ver o sorriso estampado no rosto de cada um, enfim, poder fazer parte desse momento especial”, conclui lembrando também da importância das parcerias.

 COMEMORAÇÃO NA REDE 

 Outras escolas da rede municipal de ensino também comemoraram a data com muita festa. Cada escola teve a liberdade de fazer sua programação e o resultado disso é a satisfação e alegria dos alunos, que participaram de várias atividades lúdicas, recheadas de diversão, estímulo à criatividade e imaginação. 

Na escola Mundo Infantil, cerca de 400 alunos se fantasiaram de príncipes, bruxas, joaninha, minnie, super-homem, batman, chapeuzinho vermelho e outros personagens, mostrando que a arte encanta e ensina. E para alegrar ainda mais os pequeninos foram preparados um cantinho da maquiagem e pintura, concurso de dança, cabine fotográfica e outras brincadeiras. 

Um banquete especial foi oferecido aos estudantes regado de frutas, pipoca, bolo, pasteis, docinhos, cachorro quente e suco. Ao final da festa, as crianças receberam lembrancinhas personalizadas, brinquedos e alguns brindes, para adoçar ainda mais o dia. 

Outra escola que também comemorou em grande estilo foi aLeide Maria Torres. Um dia de muita diversão foi promovido aos alunos, com atividades internas e externas. Parte da unidade foi transformada em sala de cinema, discoteca e muitas brincadeiras pedagógicas foram realizadas, além do banho coletivo, piscina de bolinhas e pula-pula. 

Alunos da unidade infantil Vovó Ana mergulharam na atividade que mais gostam: brincar. E quando se une brincadeira e aprendizado o resultado é mais satisfatório. Para isso, a criançada usou e abusou da imaginação com contação de histórias, sequência numérica, boliche, tudo isso de forma bem interativa. 

Já os alunos da escola Terezinha de Jesus comemoraram o dia das crianças também no cinema. No total, 13 turmas assistiram ao filme “Meu Malvado Favorito 3” que está em cartaz no Partage Shopping. Durante o filme, muitas risadas, pipoca e guaraná para animar a turma, que retornou para casa feliz da vida. 

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Rosa – Fotos: José Piedade, Messania Cardoso

Comentários do Facebook