Nota de esclarecimento
Além dos dois óbitos confirmados de Covid-19 em Parauapebas, neste sábado, e já divulgados, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registra dois óbitos suspeitos de Covid-19.
O primeiro registro é de uma mulher de 37 anos que deu entrada no Pronto Socorro (PS) municipal às 14h deste sábado (18) com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A paciente foi intubada, mas teve parada cardíaca e não resistiu. O óbito foi registrado às 17h15. A paciente tinha diabetes e era tabagista.
Foi realizado teste rápido para diagnóstico de Covid-19 na paciente e o resultado deu negativo, porém foi realizada a coleta de material para exame a ser enviado para o Lacen, em Belém. O caso será contabilizado no boletim epidemiológico de amanhã, 19, no item Em Investigação.
O segundo registro trata-se de um paciente de 82 anos que deu entrada na UPA nesta sexta-feira, 17, e também teve material coletado para exame a ser realizado em Belém.
O paciente foi transferido da UPA direto para a UTI do HGP. Ele tinha doença cardiovascular e veio a óbito no fim da tarde deste sábado, 18. O caso dele foi contabilizado no boletim epidemiológico no item Em Investigação e continuará até que o resultado do exame do Lacen seja disponibilizado.
Os sepultamentos deverão seguir o protocolo para Covid-19 em função da suspeita. A Prefeitura se solidariza com os familiares e amigos dos pacientes nesse momento de tristeza e reforça para a população ficar em casa e colaborar no combate à propagação do vírus.
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP