Será aberto oficialmente amanhã à noite, 5, o workshop para os atletas que irão participar da 1ª Corrida de Rua Rústica de Parauapebas, numa realização da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em parceria com a Organização dos Corredores de Rua da cidade.

 A abertura do workshop será às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença da maratonista, ultramaratonista e triatleta paraense Carmen Leal, que vai ministrar o curso amanhã e no sábado, 6. Conforme explica o secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz, as orientações que serão dadas para os participantes da corrida servirão para toda a vida por se tratar de cuidados com a saúde.

 Ao final do workshop, serão distribuídos certificados aos participantes e o kit de corrida, composto de camisa e viseira. Foram abertas 200 inscrições e todas já foram preenchidas.

 Na última terça-feira, 2, o secretário Laoreci Diniz e a Comissão Organizadora da maratona se reuniram para apresentar o regulamento e o percurso da corrida, que é de sete quilômetros, com largada às 6 horas deste domingo. Os corredores vão sair da Praça de Eventos, seguir pela PA-275 até a rua Fortaleza.

 Para garantir a segurança dos corredores, a Semel vai trabalhar em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Departamento de Trânsito e Transporte de Parauapebas.

 A ideia de promover a corrida rústica surgiu depois da tradicional Corrida de São Sebastião, realizada sempre em janeiro e que neste ano reuniu cerca de 300 atletas. Foi quando a Organização de Corredores de Rua da cidade decidiu ir à Semel apresentar o projeto envolvendo tanto a corrida rústica quanto um workshop para os participantes, com objetivo de incentivar o esporte e alertar para os cuidados com a saúde.

 No domingo, todos os corredores receberão medalhas. Para os primeiros lugares, tanto masculino quanto feminino, haverá premiação especial.

Texto: Sabrina Linhares/ASCOM