Responsável pela organização, padre Hudson destaca a importância do Círio para os Católicos – Foto: Déo Martins

A comunidade católica está em contagem regressiva para o 15° Círio de Nazaré 2019, Rainha da Amazônia, em Parauapebas. A expectativa é que o número de romeiros seja superior ao do ano passado, 35 mil pessoas, na procissão a ser realizada no quarto sábado de outubro, 26.
A festa da fé, entretanto, já mobiliza os católicos e a abertura da programação começa neste domingo, 6, com o Envio das Berlindas, na Comunidade São Sebastião, às 19h30, “momento que as imagens serão abençoadas e vão estar percorrendo as comunidades, em todos os bairros da cidade”, detalha o padre Hudson Rodrigues.
O padre Hudson Rodrigues é o responsável pela organização do Círio de Nazaré na cidade e conta que a data é um grande momento de devoção à Nossa Senhora, por isso, uma programação com duração de 20 dias foi divulgada, incluindo missas, peregrinações e procissões, “uma verdadeira caminhada de fé”.
O padre destaca três importantes eventos, no Dia das Crianças, 12 de outubro, uma programação especial será destinada a elas, o Círio das Crianças. “É um momento muito importante, onde a gente evangeliza as crianças, com dinâmicas voltadas para a faixa etária delas”, explica.
No domingo, 13, acontece a terceira Corrida do Círio. A largada será às 6h30, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, onde ela também termina. “Abrimos 300 vagas e estamos muito felizes porque todas foram preenchidas”, ressaltou o religioso. Os competidores doaram cinco quilos de alimento cada para a inscrição.
Outro momento muito aguardado e já tradicional na programação do Círio é a Apresentação do Manto, às 18 horas, na Comunidade Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz. “A peça tem as características que enfatiza o tema do ano. O manto foi confeccionado por uma devota de Parauapebas”, destaca Hudson Rodrigues.

O encerramento conta com missa presidida pelo bispo Dom Vital Corbellini. Foto: Déo Martins

Após missa, acontece a Transladação da Imagem até a comunidade São Francisco, no Rio Verde, passando pelas ruas Mato Grosso, Marabá e JK. A tão aguardada procissão do Círio terá início às 17 horas. O trajeto será iniciado pela rua JK, em frente à igreja São Francisco, passando por Sol Poente, Santa Maria, Perimetral Sul, Rio Grande, Avenida F, rua Yecuana até a igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás. O encerramento conta com missa presidida pelo bispo Dom Vital Corbellini.
Fonte: Theíza Cristhine – Correio de Carajás

Comentários do Facebook