O último mês do ano chegou e junto com ele a campanha Dezembro Vermelho. As ações de prevenção ao HIV/Aids e DSTs da Prefeitura começaram na sexta-feira, 29, na Feirinha do bairro Cidade Jardim.
Francisco Ferreira Soares, enfermeiro e coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), reforça a importância da campanha de prevenção de HIV/Aids e DSTs para evitar o preconceito dos portadores da doença e também de quem convive com eles. “Nosso objetivo é divulgar e orientar as pessoas com relação às doenças sexualmente transmissíveis. Durante as ações, estamos realizando testes rápidos de HIV, hepatite C e sífilis e o aconselhamento necessário para cada situação”, reforça o coordenador.
A oferta dos serviços na Feirinha do Cidade Jardim facilitou muito para quem estava fazendo as compras do dia a dia. Francisca Ferreira de Andrade, microempresária, aproveitou a oportunidade. “Achei importante esta ação, eu vinha passando aqui na avenida, quando uma amiga me chamou. Já fiz meus exames e já vou saber o resultado. Se tiver alguma doença, vou logo tratar”, afirma.
Jefferson Kennedy de Oliveira Rocha é borracheiro e disse que tem pouco tempo para cuidar da saúde, mas aproveitou a ação e trouxe toda família para receber os serviços da Secretaria de Saúde. “Eu, minha esposa e os filhos conseguimos fazer os exames. Foi muito bom, fui bem atendido, gostei demais. É só um furo no dedo, não doi, não gente!”, reforça.
Indicadores de HIV/Aids em Parauapebas
Segundo dados registrados no Centro de Testagem e Aconselhamento/SAE, em Parauapebas, foram cadastrados 6.714 prontuários, destes, 855 (13%), são HIV/Aids em tratamento e a faixa etária mais atingida é entre 20 e 35 anos.
De janeiro a novembro de 2019, foram registrados 122 novos casos de HIV/Aids, sendo em casos femininos 19 (Aids) e 21 (HIV) e para os casos masculinos são, 33 (Aids) e 49 (HIV).
Saiba mais sobre o atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Parauapebas no link abaixo:
https://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/2190-serie-saude-rede-publica-conta-com-estrutura-completa-de-vigilancia-em-saude.html
O CTA fica na Rua P, 38, (entre ruas 14 e 11).
Dados do Ministério da saúde
Hoje, no Brasil, 93% das pessoas diagnosticadas com HIV positivo já estão em tratamento com níveis indetectáveis para o vírus. Por outro lado, existem cerca de 135 mil brasileiros infectados pelo HIV e não sabem. Por isso, é fundamental fazer o teste de HIV. Quem se protege não se questiona “E se?”.
Confira outros dados acessando o link abaixo do Ministério da Saúde.
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/testehiv/
Texto: Andréa Reis – Foto: Felipe Borges – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários do Facebook