Justificando que os benefícios da saúde bucal vão além da aparência causada pelo sorriso, a vereadora Joelma Leite (PL) apresentou na sessão desta terça-feira (11) a Indicação nº 220/2020, sugerindo ao governo municipal a destinação de cirurgião dentista para a Unidade Básica de Saúde de Vila Paulo Fonteles, na zona rural de Parauapebas.
Segundo a legisladora, a saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está relacionada com as condições de vida da comunidade, como saneamento, alimentação, moradia, trabalho, educação, renda, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra.
A Vila Paulo Fonteles possui aproximadamente 2.500 moradores, localiza-se a 55 quilômetros da sede do município e não conta com atendimento odontológico há mais de três anos, situação que força a comunidade a se deslocar para o centro da cidade, quando necessita de atendimento”, relata Joelma Leite.
Depois de ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será encaminhada para ser avaliada pelo Poder Executivo.
Texto: Waldyr Silva / Fotos: Leunas Costa / Ascomleg