Muita integração e empolgação marcaram a realização da 1ª edição dos Jogos Infantis da Educação do Campo (Jiec), ocorrida durante o dia do último sábado, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro, localizada no Assentamento Carajás, zona rural do município.
O evento, que objetiva desenvolver competências e habilidades, além de reforçar valores como respeito, trabalho em equipe e companheirismo, reuniu cerca de 140 alunos-atletas de nove escolas campesinas: Alegria do Saber, Monteiro Lobato, Antônio Vilhena, Santa Tereza, Oziel Alves, Gonçalves Dias, Jorge Amado, União do Povo e a anfitriã, 18 de Outubro .
O Jiec é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação do Campo. Nesta edição, a modalidade disputada foi a de futsal, feminino e masculino, categoria Infantil (alunos do 1º ao 5º ano). A segunda edição dos jogos já está em fase de planejamento e deverá ser ampliada com mais modalidades e número de participantes.
“Esse é só o primeiro, o início, e já foi um sucesso. Nos próximos anos com certeza faremos muito melhor, uma vez que já estamos viabilizando junto com a equipe e professores algumas mudanças, inclusive a adição de modalidades. Tudo com o objetivo de aprimorar”, afirma o coordenador de educação física do campo, Edson Farias.
Francisco Serrano da Silva, diretor do Setor da Educação do Campo, também ressaltou a importância de aperfeiçoar o Jiec, e relatou o desejo de realizar a 1ª Olimpíada da Educação do Campo. “Esse é o primeiro momento dos jogos infantis. Ano que vem buscaremos fazer mais e melhor. Nós entendemos que precisamos realizar também uma olimpíada no campo e, tenho certeza, que em breve conseguiremos”, planeja o diretor.
O RESULTADO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, localizada na Vilinha-APA, se consagrou a grande campeã no futsal masculino, enquanto que o 2º lugar coube à Escola Oziel Alves, da Palmares II. Já no futsal feminino, a Escola Antônio Vilhena, Cedere I, subiu no pódio do 1º lugar, e o 2º ficou com a Escola Santa Tereza – PA Valentim Serra.
A atleta Yasmim Lopes Costa, 11 anos, foi a artilheira da competição. Aluna da Escola Antonio Vilhena, a jovem marcou nove gols, em belas jogadas. Segundo Yasmim, a conquista se deu principalmente por causa de muita dedicação e trabalho em equipe. “Estou muito feliz com esta conquista, pois apesar de termos treinado pouco realizamos um bom trabalho em equipe e conseguimos trazer o título para a nossa escola”, comemorou a jovem.
Texto: Messania Cardoso – Semed – Fotos: Piedade Ferreira – Ascom – Assessoria de Comunicação – Ascom – PMP

Comentários do Facebook