Com brincadeiras e informação, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) reuniu hoje, 11, centenas de crianças na quadra de esportes do Residencial Vila Nova em uma ação social.

Com o tema “Criança feliz é criança bem informada”, as atividades ocorreram das 8h às 10h30 e contou também com a participação do conselho tutelar 1, que por meio do conselheiro Neil Armstrong levou informações a pais e crianças sobre direitos e deveres, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A primeira coisa que precisamos fazer é aproximar a criança do conselho tutelar e fazê-la entender que nós somos responsáveis por garantir o direito delas caso este direito seja violado. Mas vamos deixar claro também que existem os deveres que precisam ser cumpridos”, frisou Neil Armstrong.

Com o objetivo de transmitir informações e oferecer atividades recreativas para crianças em alusão ao dia delas, comemorado em 12 de outubro, a iniciativa faz parte Projeto de Trabalho Social (PTS): um conjunto de diretrizes que compõem o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com ações que visam ao desenvolvimento social da comunidade antes e após a entrega de unidades habitacionais populares.

Arlete Rodrigues, moradora do Residencial Vila Nova, mãe de dez filhos, comentou que considera importante um evento como este. “Gostei da iniciativa e principalmente com a participação do conselho tutelar, pois sempre que precisei fui atendida”, disse a moradora.

Cristian Miranda, secretário de Habitação, frisou que o interesse social é sempre prioridade para a Sehab e o evento é um exemplo disso: “Nosso intuito além do lazer é garantir que os beneficiários recebam informações que contribuam para a estrutura social e psicológica destas famílias”, disse ele.

O Residencial Vila Nova é localizado ao lado do Residencial dos Minérios. Conta, no total, com 650 unidades habitacionais, das quais já foram entregues 230 casas construídas para beneficiar famílias de menor renda selecionadas pela Caixa Econômica, por meio do Minha Casa Minha Vida.

Texto: Jéssica DinizFotos: Piedade Ferreira