Equipes da Coordenadoria de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) estão desde as primeiras horas desta terça-feira (3) no atendimento às famílias que vivem nas áreas atingidas pela forte chuva que caiu sobre o município.
Em relatório parcial, a Defesa Civil informa que o nível do rio de Parauapebas subiu 57cm e chegou a 8,47m. Os principais bairros afetados foram Novo Brasil, Rio Verde e Minérios, com total de registro de 26 alagamentos e inundações em toda a cidade.
Contudo, houve rápida ação do governo municipal. Quarenta famílias foram desalojadas, mas logo encaminhadas para casas de amigos e parentes. No momento, não há nenhuma família desabrigada em Parauapebas, porém a prefeitura conta com um abrigo estruturado para uma eventual necessidade.
Durante toda a manhã, secretarias trabalharam conjuntamente para atender a população. A de Meio Ambiente (Semma) garantiu um barco para o trabalho da Defesa Civil, enquanto a de Obras (Semob) e de Serviços Urbanos (Semurb) trabalham na limpeza de canais e bueiros.
Devido à chuva, o tráfego de veículos ficou comprometido em vários pontos da cidade, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) estão nas ruas com orientações aos condutores para evitar maiores transtornos.
A Defesa Civil continua dando assistência à população. Ainda há previsão de chuva para hoje e nas próximas 72 horas. Em caso de emergência, acione o órgão pelos telefones 3356 – 2597 ou 199.
Texto: Anne Costa – Foto: Felipe Borges