Prefeitura forma primeira turma de condutores de trilhas de Parauapebas

 Prefeitura forma primeira turma de condutores de trilhas de Parauapebas

Parauapebas conta agora com sua primeira turma de Condutores de Trilhas e Caminhadas. O curso realizado em novembro, na Floresta Nacional de Carajás (Flonac), foi uma forma de suprir a necessidade do setor, visto que houve um crescimento no número de turistas na região em 2017. O Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas certificou 22 concluintes, que agora estão aptos para conduzir os visitantes da Flonac.

A empresária Aglaudene Sarmento, representante do trade turístico na solenidade de entrega dos certificados, ressaltou a importância dos cursos de capacitação. “O turismo é uma das indústrias que mais cresce no mundo, pois ela contempla desde o pequeno ao grande empresário. É necessário que a gente se prepare para receber nossos turistas. É exatamente isso que o Detur está proporcionando ao trade”, afirmou Aglaudene.

O tenente-coronel Lelis Pojo, do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, falou sobre a contribuição de sua equipe no módulo prático do curso. “Nós fizemos parte dessa turma na instrução de trilhas preparando as pessoas para que elas possam receber nossos turistas da melhor forma possível. Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do turismo no município”, disse o coronel.

Os formandos Francisco Ribeiro e Divino Carlos falaram da satisfação em receber o certificado. “É muito gratificante fazer parte dessa primeira turma. Agora estou apto para exercer a função. Já peguei meu certificado, já peguei meu crachá e já estou atuando”, contou Divino. “Fizemos o curso, nos qualificamos, aprendemos muita coisa importante e esperamos contribuir muito para o desenvolvimento turístico da região”, afirmou Francisco.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, ressaltou a grandeza do potencial turístico de Parauapebas e falou sobre os projetos do departamento para este ano. “O Detur tem a responsabilidade de qualificar, promover e fomentar os atrativos turísticos do município. O primeiro passo é qualificar nossos profissionais e este ano vamos priorizar o eixo qualificação. Isso inclui a rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas e os demais setores relacionados ao turismo”.

Marcos Alexandre destacou ainda que a certificação é um momento gratificante e adiantou que a segunda formação para o curso de Condutores de Trilhas e caminhadas está programada para o próximo mês de maio. “Esse curso é importante, dá uma segurança para os turistas que nos visitam, pois são pessoas que estão qualificadas e capacitadas. Além disso, são mais profissionais à disposição do turismo, ou seja, a matriz econômica do município começa a prosperar”.

PARCERIAS

O Curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), MC Lobato, Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás), Mulheres de Barro, Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PA), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Departamento de Uso Público em áreas protegidas e a empresa Vale.

Texto: Rayssa PajeúFotos: Piedade Ferreira Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *