Durante três meses, os trabalhadores do transporte público de Parauapebas, assim como mototaxistas e taxistas, terão à disposição álcool em gel para se proteger e também proteger os usuários desses serviços. O produto começou a ser entregue nesta semana pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), e ainda vai contemplar os servidores do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), Defesa Civil e Guarda Municipal.
No total, foram comprados pelo governo municipal 14.280 frascos de álcool em gel de 500 mililitros e de um e cinco litros, que serão entregues em três etapas, conforme explica o titular da Semsi, Denis Assunção. “O contrato visa 90 dias. Entregamos hoje uma quantidade à cooperativa, à central de transporte público, táxis e mototáxis e daqui a 30 dias eles retornarão e pegarão mais outro quantitativo. Será entregue também para os servidores que estão nas barreiras sanitárias realizando as fiscalizações”, pontuou ele.
A distribuição do produto faz parte de mais uma ação de enfrentamento ao novo coronavírus, que chegou à fase de transmissão comunitária, o que tem preocupado ainda mais a prefeitura. “Sabemos que o coronavírus se tornou comunitário na nossa cidade, então é mais uma ação visando a saúde de todos”, ressaltou o secretário.
Nessa primeira fase, o Sindicato dos Mototaxistas recebeu 1.110 frascos de 500ml e a Associação dos Mototaxistas mais 360. Para o Sindtaxi, foram entregues 506 frascos de um litro e para o Coopersind, 234. As três entidades que representam o transporte coletivo receberam 352 galões de cinco litros: 240 para a Central das Cooperativas do Transporte Público, 72 para a Coopavel e 40 para a Coopalmas.
Para evitar aglomeração, a Semsi fez a entrega somente para um representante de cada categoria. Foi na última terça-feira, 21. “Desde o início da pandemia adquirimos os insumos básicos para fazer o mínimo de prevenção, mas agora com essa ajuda do governo municipal vamos poder oferecer esses insumos para os nossos associados e clientes que usam o nosso serviço no dia a dia”, disse o presidente do Sindicato dos Taxistas e Mototaxistas Valmiro Silva, para enfatizar que os associados têm seguido as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde durante o trabalho.
O presidente da Central das Cooperativas do Transporte Púbico, Francisco Brito, agradeceu a colaboração do governo municipal para a prevenção dos trabalhadores e usuários do transporte público. “Esse álcool gel vai nos ajudar na prevenção dos nossos motoristas, cooperados e todos que utilizam o transporte público todos os dias”, comentou.
Para a dona de casa Maria Raimunda, o trabalho de prevenção é essencial para toda a população e elogiou a iniciativa. “É bom saber que está acontecendo essa limpeza dentro dos coletivos. Nós precisamos desse transporte, então é bom para todos”.
Texto: Liliane Diniz – Fotos: Irisvelton Silva