Parauapebas é o primeiro da região a lançar criança feliz

 Parauapebas é o primeiro da região a lançar criança feliz

O município de Parauapebas é o primeiro da região de Carajás a lançar, em parceria com o Governo Federal, o programa Criança Feliz. Com o tema “Parauapebas cuida da primeira infância”, o programa tem como proposta promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, estimulando as interações familiares.
O programa tem um público específico, que são gestantes e crianças até 3 anos de idade que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até os 6 anos. Todas as crianças atendidas no abrigo municipal serão acompanhadas.
De acordo com o coordenador do Programa no município, José Luiz Castro, uma equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social (Semas) vai realizar o acompanhamento das famílias, por meio de visitas domiciliares.
Os orientadores sociais vão levar atividades lúdicas para os cuidadores que vão interagir diretamente com as crianças. O cuidador pode ser a mãe, a tia, avó, irmãos, madrinha, que terão a orientação no sentido de como eles podem desenvolver um trabalho mais específico em buscar com essa criança, o desenvolvimento físico e cognitivo com brincadeiras e atividades comunicativas”, explica o coordenador.
No primeiro momento, o programa vai contemplar 200 crianças de famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
Vimos a necessidade de ter uma proximidade maior em relação ao trabalho que deve ser desenvolvido com as crianças. Então, o governo municipal buscou mais uma ação para atender esse público”, destacou o secretário de de Assistência Social, Jorge Guerreiro, adiantando que em breve mais um programa de assistência será lançado no município.
Ao todo, 98 municípios do Pará aderiram ao Criança Feliz.
Texto: Liliane Diniz – Fotos: Bruno Cecim

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *