No último sábado (8), foi realizado o I Torneio do Escalada na quadra da Escola Chico Mendes, e contou com 8 times de futsal masculino, dois femininos, dois times de handebol feminino e quatro duplas de truco.
Em um clima familiar e descontraído, centenas de jovens marcaram presença e torceram para seus times, nas três modalidades disputadas.
Cada jovem levou 1 kg de alimento nāo perecível que serão doados para uma comunidade carente a ser escolhida pela Equipe Dirigente do Movimento Escalada.
Foi montada uma lanchonete na área externa da quadra para que os jovens nāo precisassem deixar o local do evento para se alimentar, e assim como o Torneio, foi um sucesso, pois consumiram todo o estoque de bebidas (água e refrigerante), geladinhos, doces, salgados e muito cachorro quente.
A primeira disputa do dia foi entre os times de handebol feminino Filhas de Maria e As Terezinhas (nomes escolhidos pelos jovens), e com o resultado de 9×3 para As Terezinhas, o time foi o vencedor, sagrando-se campeão.
Logo em seguida, as meninas entraram em quadra para a disputa do futsal, com os times The Queens e Escaletes Futebol Clube, onde as jovens mostraram todo o talento e a intimidade com a bola, arrancando aplausos, gritos e muitas gargalhadas das torcidas.  No final dos dois tempos, o time vencedor foi o The Queens com o placar de 5×1.
Seguindo o cronograma, no estilo “mata, mata”, os meninos entraram em quadra para a disputa do melhor time de futsal do I Torneio do Escalada e com partidas recheadas de gols, ficaram para a disputa final, os times Baile de Monique e Santinhos Futebol Clube
O jogo começou equilibrado e após sofrer o primeiro gol, os jogadores do Santinhos ficaram abalados psicologicamente (eram os favoritos, até então) e perderam o foco e o jogo por um placar de 7 a 2.
Enquanto os jogadores descansavam para a premiação, acontecia no centro da quadra as partidas de truco. As duplas classificadas para a final foram Tia Luciana e Luan, contra Jordan e Pedro Ícaro. A disputa foi equilibrada a cada rodada e, na melhor de três, os jovens Jordan e Pedro Ícaro levaram a melhor e foram os vencedores.
A entrega de troféus e medalhas para os Campeões do I Torneio do Escalada foi feita por algumas pessoas da Equipe Dirigente, Tios de Tribos do Movimento Escalada e pelo Pai de um dos jovens que estava participando do evento.
Confira os vencedores do I Torneio do Escalada:
• Equipe Campeā do Handebol Feminino – AS TEREZINHAS
• Equipe Campeā do Futsal Feminino – THE QUEENS
• Artilheira do Futsal Feminino – Kevine Kelline Silva 2 gols
• Equipe Campeā do Futsal Masculino – BAILE DE MONIQUE
• Artilheiro do Futsal Masculino – Carlos Eduardo 7 gols
• Dupla Campeā do Truco – Jordan e Pedro Ícaro
A Equipe Dirigente agradeceu a cada um dos jovens que participaram e compareceram ao evento, e já anunciou a 2ª edição para fevereiro de 2019, com mais modalidades, e espera um número maior de participantes.
Nāo tivemos nenhum incidente no evento e gostaria de agradecer também a cada um dos apoiadores, que nos proporcionou um domingo de muita alegria com os jovens.
Açaí com Tapioca, Bio Quality, Cerâmica Rio Verde, Decoraçāo Mimos Personalizados, Elaine Rodrigues Confeitaria Artesanal, Geladinho Deligostoso, Infopebas, Laticínio Palmares, Pará Cópias e Chaves, Recanto do Tererê e Zero Grau Refrigeraçāo.
Agradecimentos especiais à Equipe Dirigente, aos Tios de Tribo, aos árbitros Ígor Araújo Guedes, Jardeson Farias dos Santos e o Jamilson Farias dos Santos.
O MOVIMENTO ESCALADA
Escalada é um grupo de jovens da Igreja Católica que tem como objetivo despertá-los para a presença de Jesus em nosso meio e convidá-los a serem membros integrantes e ativos na Igreja através das paróquias, inseridos na sua pastoral de conjunto das dioceses. Este grupo tem como caráter convocar o jovem a “ser pessoa em clima de oração”. A estrutura consiste da preparação, encontro propriamente dito, pós Escalada e grupo de coordenação.
O Escalada surgiu em São Paulo, idealizado e organizado por uma freira chamada Irmã Gília, que reuniu jovens de diferentes classes sociais durante um final de semana em um retiro. Eles faziam reflexões ao ar livre, em contato com a natureza, e escalavam uma montanha.
O encontro fez sucesso, cresceu e se expandiu para Brasília e Vitória do Espírito Santo. O roteiro e orientações das atividades e palestras eram passadas por cartas pela freira. O movimento foi implantado em Salvador em 1978, e desde então passou a espalhar-se por várias outras cidades no Brasil.
Em Parauapebas, o Movimento Escalada foi implantado em 2014 pelo Padre Patrick Fernandes em apenas 40 dias, que selecionou toda a Equipe Dirigente e coordenadores para a realização do primeiro Escalada em novembro do mesmo ano.
Desde então, já sāo 5 anos que o encontro é realizado no mês de setembro em Parauapebas na coordenação do casal Everaldo e Telma Fulaneti, e cerca de 600 jovens de 12 a 16 anos já participaram do retiro no Centro de Formaçāo.
O encontro é o Escalada propriamente dito. Realizado durante um fim de semana, inicia-se numa sexta-feira à tarde e é encerrado no domingo, onde os jovens ficam em retiro. De modo que todos os futuros alpinistas (pessoas que já participaram de um Encontro do Escalada) sintam a mesma emoção em seu encontro. Todos mantem segredo em relação ao que acontece lá dentro.
Mas o Escalada nāo se resume apenas em um final de semana. Após o encontro, muitos jovens que passam por problemas, sāo acompanhados de perto por uma equipe do próprio movimento e cerca de 300 Alpinistas e seus montes (equipes formadas durante o Escalada), se reúnem para momentos de oração, lazer e criação de projetos.

Comentários do Facebook