Homem do campo ganha impulso com novo programa de desenvolvimento de Parauapebas

 Homem do campo ganha impulso com novo programa de desenvolvimento de Parauapebas

O lançamento do Programa de Desenvolvimento Rural de Parauapebas, ocorrido na quinta-feira, 23, no Parque de Exposições Lázaro de Deus, foi marcado por anúncios importantes para o setor e para toda a população do município.

Durante o evento que reuniu produtores rurais, gestores públicos e comunidade, o prefeito Darci Lermen informou que o governo municipal irá destinar um percentual fixo da alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) para financiar a agricultura.

Técnicos da prefeitura irão realizar estudos para determinar o valor do percentual, a ser fixado em lei, para garantir segurança ao principal beneficiado: o homem do campo. “Nós entendemos que o investimento precisa ter previsão legal, para não ficar a critério de cada um, e assim garantir segurança ao produtor rural, certo de que irá poder contar todos os anos com este recurso”, disse Darci Lermen.

O prefeito anunciou também que esta semana, em Brasília, será assinado o convênio para a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à Vila Valetim Serra, na zona rural de Parauapebas. Outro anúncio foi a respeito do projeto de macrodrenagem, que prevê obras de infraestrutura em Parauapebas, com execução prevista para o primeiro semestre de 2018.

Participaram do lançamento do programa representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicredi, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Incra.

INCENTIVO À PRODUÇÃO RURAL

Elaborado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o Programa de Desenvolvimento de Rural prevê ações de incentivo ao melhoramento da produção no campo e já vem fazendo a diferença na vida de produtores, como a Neuma Alves, moradora da comunidade Boa Esperança, localizada entre os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Com mais 21 mulheres, Neuma iniciou a produção de alimentos, que vão desde doces à base de macaxeira ao macarrão feito à base de beterraba. “Todo o apoio que precisamos, a prefeitura vem nos fornecendo. Nós até fizemos um curso de panificação oferecido pela prefeitura”, disse ela.

Durante o evento, produtores rurais comercializaram produtos do campo em estruturas montadas pela Sempror. Já os técnicos da secretaria expuseram o Programa de Desenvolvimento Rural, mostrando o perfil da produção no campo e da comunidade rural.

Segundo levantamento realizado pela Sempror, 71,28% da população rural são formados por homens enquanto as mulheres representam apenas 22,48%, considerando o cadastro de 2.643 unidades produtoras e 2.200 famílias.

Para o secretário de Produção Rural, Eurival Martins, todo empenho é para aumentar a produção no campo, considerando o potencial de consumo em Parauapebas. “O Programa de Desenvolvimento Rural é justamente para fazer com que a produção seja em escala para garantir segurança para o comerciante local e incentivá-lo a comerciar produtos nossos”, disse ele.

O volume de vendas somente no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) dá uma ideia da produção no município. Até dia 31 de outubro, ali foram comercializadas 1.846 toneladas de alimentos produzidos na zona rural do município.

Texto: Jéssica Diniz – Fotos: Piedade Ferreira – Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *