Guarda Municipal trabalha cultura, brincadeiras e prevenção nas escolas

Com o projeto Resgate Cultural com Ações de Segurança Preventiva, a Guarda Comunitária Escolar (GCE) realizou, pela primeira vez, atividades pedagógicas com mais de 300 alunos do 7º ao 9º ano, no anexo Escola Municipal Eduardo Angelim, no bairro Liberdade I, durante a tarde da última quinta-feira, 25.
Na quadra da escola, os grupos de estudantes foram divididos nas cores da bandeira do município verde, azul, amarelo, marrom e branco. Na competição, que também valia pontos para algumas disciplinas, os alunos puderam testar seus conhecimentos sobre o Hino de Parauapebas, história da cidade, produção textual sobre a paz no município, além de participar de brincadeiras e apresentação de danças regionais.
Para a diretora da unidade educacional, Francisca Leite de Sousa, a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) vem exercendo um trabalho muito importante nas escolas. “Isso tudo só vem agregar no melhoramento dos rendimentos dos alunos. Desde que as aulas se iniciaram, eles têm dado muito apoio, na troca de turnos, no término das aulas e agora contribuem com o incentivo e valorização da cultura do município dentro das escolas. Isso enriquece a cidadania desses adolescentes”, ressaltou.
De acordo com a inspetora da GMP, Naiélly Rocha, a ação segue os moldes de projetos que têm sido desenvolvidos em outros municípios pelas guardas. “A ação vem pra diminuir a indisciplina escolar, a evasão e trazer o conhecimento para o alunado nas escolas. Entendemos que o resgate cultural é muito importante”, destacou.
Na sexta-feira, 26, as atividades foram realizadas na Escola Municipal Plácido de Castro, no bairro Bela Vista, com alunos com idade entre 11 e 16 anos.
AÇÕES DE PREVENÇÃO
A GCE faz parte da Guarda Municipal e tem desenvolvido trabalhos como a Ronda Escolar e dará continuidade ao projeto Resgate Cultural com Ações de Segurança Preventiva em outras escolas do município. Para que as ações sejam realizadas, os guardas têm contado com apoio essencial das secretarias municipais de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e de Educação (Semed).
Texto: Sara Nascimento – Semsi – Foto: Piedade Ferreira

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *