A ENGIE Brasil Energia doou materiais de prevenção à Covid-19 para atender 29 localidades próximas a implantação do Projeto Novo Estado Transmissão de Energia (PNE) nos estados do Pará e Tocantins. As doações fazem parte de um calendário de ações sociais que beneficiam comunidades próximas à implantação do PNE. Os kits de enfrentamento à covid-19 contêm termômetros digitais infravermelho, oxímetros de pulso, máscaras PFF 2 N-95, máscaras triplas descartáveis em TNT, luvas de procedimento, óculos de segurança transparente, álcool em gel 70%, aventais descartáveis, dentre outros materiais.
Os materiais foram entregues nas unidades básicas de saúde de Anapu, Curionópolis, Distrito Bela Vista em Floresta do Araguaia, Distrito de Rio Vermelho em Xinguara, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Pacajá, Palmares Sul e Palmares II em Parauapebas, Rio Maria, Sapucaia, Vila Capistrano de Abreu em Marabá, Vila Gelado em Novo Repartimento, Vila Paraíso em Xinguara, Vila União em Marabá e Xinguara, todos no estado do Pará, e em Arapoema, Bernardo Sayão, Colmeia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Itaporã do Tocantins, Miracema, Miranorte, Pau D´arco, Pequizeiro, Presidente Kennedy e Rio Dos Bois, no estado do Tocantins.Para Leidiane Pereira da Silva, responsável pela gestão de prevenção à Covid-19 no município de Arapoema (TO), há uma grande dificuldade de adquirir materiais como aventais e principalmente máscaras dos modelos doados. “Muitas vezes existe o recurso, mas não encontramos uma distribuidora que possa trazer a quantidade que precisamos para a localidade”, disse Leidiane. “Em todas as ações que fazemos referente à doença precisamos utilizar avental, máscara, álcool e luvas em tudo que vamos fazer”, afirmou. “Essa doação contribui muito para nosso trabalho”, concluiu. A gerente da UBS de Arapoema, Bruna Souza, participou da entrega dos kits representando a Secretaria Municipal de Saúde. “É gratificante a gente poder contar com este apoio, receber esta ajuda que vai ser de grande importância e que vai melhorar ainda mais o atendimento e serviço da nossa equipe”, declarou a gerente da UBS.
O subprefeito do distrito de Distrito de Bela Vista, município de Floresta do Araguaia (PA), Zé Caldeira, que recebeu os kits acompanhado de um médico da comunidade e um enfermeiro, ressaltou a importância das doações. “A unidade de saúde é um pouco frágil e carente em muitos suprimentos. A gente quer agradecer pela contribuição”, disse Zé Caldeira. Para o enfermeiro, Wesniter Nunes, “a melhor coisa foi receber essa doação, porque são materiais que sempre estão em uso para fazer atendimento à população de forma preventiva para todos”.Além dos materiais essenciais, principalmente para o cotidiano dos profissionais de saúde que atuam nessas localidades, a ENGIE Brasil Energia também disponibilizou teste rápidos para Covid-19. No último dia 06 de outubro a empresa fez doações complementares dos testes rápidos na zona rural do município de Xinguara, no sudeste do Pará. As comunidades da Vila Paraíso e Vila Rio Vermelho receberam pela primeira vez 160 testes rápidos que vão auxiliar no diagnóstico de casos suspeitos da doença.
Assim como outros municípios, Xinguara já recebeu kits de enfrentamento à Covid-19, as doações dos testes foram para integrar ações de prevenção à doença também nas vilas da zona rural. A Vila Paraíso tem 97 famílias assentadas, e atualmente tem um efetivo com um pouco mais de 100 trabalhadores no canteiro de obras. O posto de saúde recebeu 80 testes rápidos para atender a população local.
A Vila Rio Vermelho possui pouco mais de 4 mil habitantes, a chegada do empreendimento gerou empregos e movimentou a economia local. A comunidade recebe atendimentos como vacina, agendamento de exames, primeiros socorros e testes rápidos no posto de saúde Valdemar Melo. De acordo com Cristiane Carvalho, enfermeira responsável pelo postinho, “os testes rápidos vão auxiliar no controle de casos suspeitos na  comunidade, agora os pacientes não precisam se deslocar até o centro de Xinguara, se arriscando e podendo aumentar a contaminação, sem saber se realmente estão infectados”.
Sobre a ENGIE BRASIL ENERGIA
A ENGIE Brasil Energia é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.
O grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana
Samara Batista –  Analista de Comunicação/Gaby Comunicação