Emoção marca sorteio de localização dos 1.008 apartamentos da 1ª Fase do Residencial Alto Bonito

A dona de casa, Richelmy Amorim, de 25 anos, não conteve a emoção no momento em que conheceu o número do seu novo endereço. Moradora da parte baixa do antigo Morro do Chapéu, ela é uma das 1008 famílias beneficiadas com um apartamento no Residencial Alto Bonito. Richelmy acredita que a sua vida vai mudar.

“Depois de morar em um lugar sem esgoto, energia elétrica e água encanada, hoje, eu acredito que a minha vida vai mudar completamente; agora tenho um endereço. Gostei muito do apartamento, é tanta felicidade que nem sei explicar. Obrigada ao prefeito por mudar a vida das pessoas carentes e realizar o meu sonho”, disse, emocionada, a beneficiária.

A gratidão de Richelmy era igualmente percebida e compartilhada pelas outras famílias contempladas com os apartamentos da 1ª Fase do Residencial Alto Bonito, no evento realizado no último sábado (25), pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Na ocasião, os moradores conheceram o bloco e o número de suas futuras moradias por meio de sorteio eletrônico, executado pela equipe da Caixa Econômica Federal, de Marabá.

A felicidade também era visível no rosto de Gilberto Martins da Silva, de 38 anos. “Estou nervoso de felicidade. Hoje concluímos mais uma etapa para a realização de um sonho. Graças a Deus e ao prefeito Valmir, vamos ter uma casa própria”, declarou o morador. Com a mesma emoção, a beneficiária Camila Lopes, que antes morava de aluguel em uma área de risco no bairro Liberdade I, resumiu o momento como algo marcante.  “Esse momento é marcante na minha vida, pois terei minha casa própria, um sonho que está virando realidade”, destacou.

O sorteio de localização das unidades foi acompanhado pelo prefeito Valmir Mariano, pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, José Megale Filho; pelo Senador da República, Flexa Ribeiro; pelo superintendente da Caixa Econômica Federal/Regional Sul do Pará, Adelci Pereira da Silva; pela secretária de Habitação, Eliane Andrade; entre outras autoridades do município e familiares dos beneficiários.

Visivelmente emocionado, o prefeito Valmir Mariano cumprimentou todos os moradores, tendo sido aplaudido pelo público em diversos momentos da cerimônia.  “Hoje é dia de festa. Quero agradecer a cada um, por confiar neste governo e pela paciência para que o projeto virasse realidade. Foi um desafio muito grande, que exigiu muito mais que dinheiro, e sim coragem. Estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas, é um projeto inédito. Esse é um dos projetos mais audaciosos do Brasil que virou realidade em menos de quatro anos”, finalizou o prefeito.

Por sua vez, a secretária municipal de Habitação, Eliane Andrade, falou de sua emoção em participar daquele momento. “Esses moradores esperam por esse momento há nove anos, e hoje recebem um dos melhores endereços de Parauapebas. Isso representa mais que um endereço, representa o primeiro passo para uma moradia digna, uma oportunidade de ingressarem de forma respeitosa na sociedade”, observou a secretária.

Residencial Alto Bonito

O Residencial Alto Bonito é um dos mais completos projetos habitacionais do Estado do Pará que prevê a construção de 2.400 unidades habitacionais, em duas fases. A Fase I com 1.008 apartamentos e a Fase II com 1.392 apartamentos. O Residencial dispõe de apartamentos com 47,60 m², faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Parauapebas. A obra é um projeto de urbanização de assentamento precário, com investimentos de mais de R$ 260 milhões, dos quais a Prefeitura já investiu R$ 100 milhões. O empreendimento está localizado às margens da PA 160, perímetro urbano de Parauapebas.

Texto: Ascom/PMP – Fotos: Déo Martins