Em Parauapebas, Obras, reformas, iluminação e limpeza são sugeridas por vereadores

 Em Parauapebas, Obras, reformas, iluminação e limpeza são sugeridas por vereadores

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de 2018, realizada nesta terça-feira (20), prevaleceram entre as proposições apresentadas a preocupação dos vereadores com melhorias na infraestrutura da cidade.

Na maioria das indicações, os vereadores pediram ao prefeito Darci Lermen obras como a construção de pontes, escolas, postos de saúde, praças, campo de futebol e instalação de redutores de velocidade, além de limpeza e ações de saneamento.

Posto de saúde

Por meio da Indicação nº 03/2018, Zacarias Marques (PSDB) pediu a implantação de um Posto de Saúde da Família (PSF) no Bairro Nova Vida I, que atenderia também moradores do Nova Vida II, bem como das ocupações Montes Claros I e II.

De acordo com o vereador, o PSF mais próximo destes bairros fica a cerca de quatro quilômetros de distância. “É outro agravante para as pessoas que, em sua maioria, dependem do transporte público, que demanda tempo e custo. São mais de 1000 famílias que buscam atendimento nas unidades de saúde de setores vizinhos”, relatou.

Ponte

Em seguida, Rafael Ribeiro (PMDB) apresentou a Indicação nº04/2018, solicitando a construção de uma ponte de concreto no perímetro que liga os Bairros Amazônia e Novo Brasil, localizada na Rua Buriti, próximo à creche municipal Deyse Lorrane.

Segundo o parlamentar, vândalos atearam fogo na ponte que existe no local e a estrutura da mesma ficou danificada. “Os moradores só conseguem passar pelo local a pé. Assim, é necessário que seja construída essa ponte de concreto, disponibilizando condições para locomoção de todos os tipos de veículos, uma vez que, trata-se da única via que liga os referidos bairros.

Ponto de mototáxi

Já Kelen Adriana (PTB) pediu, por meio da Indicação nº07/2018, a construção de um ponto de mototáxi na Avenida Havana, esquina com a Rua Espanha, no Bairro Vila Rica.

“Existem alguns pontos no centro da cidade, mas na periferia há somente uma estrutura metálica, com cobertura de lona que pouco protege, sem energia, água, banheiros e outros. Esta indicação exprime a real necessidade desta classe de trabalhadores”, informou Kelen, acrescentando que a solicitação partiu de mototaxista que atua naquela região.

Redutor de velocidade

Posteriormente, a construção de um redutor de velocidade na Avenida D, no perímetro da Quadra 84, no Bairro Cidade Jardim foi objeto da Indicação nº08/2018, de autoria do vereador Maridé Gomes (PSC).

“A referida avenida possui um grande fluxo de veículos e não tem nenhum redutor de velocidade. O que tem contribuído para ocorrência de alguns acidentes, segundo relato de moradores da localidade. Além disso, no perímetro da Quadra 84 existe uma igreja, o que faz com que nos dias de culto aumente o fluxo de pessoas nessa via, tornando ainda maior o risco de acidentes”, relatou o vereador.

Limpeza

Em seguida, João do Feijão (PV) solicitou a poda da vegetação dos canteiros centrais do município e a manutenção da iluminação pública das ruas e avenidas, na Indicação 09/2018.

“O acúmulo de mato nos canteiros centrais, além de causar uma péssima impressão da gestão do bem público, contribui para o aumento do risco de acidentes de trânsito, uma vez que em muitos trechos da cidade a vegetação alta impede a visão dos motoristas e pedestres, o que gera graves riscos. E no que diz respeito a iluminação pública não é diferente, pois ruas bem iluminadas contribuem para a segurança do cidadão, assim como melhora a visão de motoristas e pedestres”, argumentou João.

Manutenção Vila Sanção

Por sua vez, Marcelo Parcerinho (PSC) propôs, na Indicação nº10/2018, a reforma da escola e do posto de saúde, além da construção de uma praça com equipamentos de ginástica na Vila Sanção. O vereador solicita ainda serviços de manutenção da iluminação pública, a limpeza das fossas sépticas e recuperação das ruas com meios-fios na localidade.

“De acordo com a associação de moradores da vila, diante da situação que se encontram os serviços públicos naquela região, é necessária a atuação do Poder Executivo com urgência”, enfatizou Parcerinho.

Campo de futebol

Os vereadores Joel do Sindicato e Francisca Ciza, ambos do DEM, pediram, na Indicação 11/2018, a construção de um campo de futebol, no Bairro Vale do Sol.

“Os moradores do referido bairro carecem muito de serviços públicos. O campo de futebol poderá auxiliar aos praticantes de esportes na melhoria das condições físicas e também de saúde, atendendo a população de modo que os mesmos possam ter mais opções de lazer”, justificaram os parlamentares.

Escoamento de água

Por fim, Horácio Martins (PSB) apresentou a Indicação 13/2018, na qual sugeriu a secretária municipal de Obras, Maria Silvana, que busque alternativas para melhorar o escoamento das águas pluviais nas vias urbanas de Parauapebas onde os cruzamentos são rebaixados e causam desconforto aos motoristas e danos aos veículos.

A sugestão do vereador é para que seja feito no município algo semelhante ao que é realizado em Marabá. “Em vias urbanas de Marabá são utilizados trilhos, que seriam descartados pela Vale. Esta solução vem dando resultados satisfatórios à população”, relatou Horácio.

Aprovação

Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas às secretarias responsáveis e ao prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Revisão: Josiane Quintino / Foto: Anderson Souza / Ascomleg

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *