DMTT inicia campanha por mais segurança e gentileza no trânsito de Parauapebas

 DMTT inicia campanha por mais segurança e gentileza no trânsito de Parauapebas

A campanha “Carnaval sem excesso é mais respeito à vida” teve início nesta sexta-feira, 2, com a ação de “Gentileza no Trânsito”, momento em que agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) entregaram cerca de 200 rosas vermelhas aos condutores de veículos e pedestres, em dois pontos da cidade: ruas F e 14, no centro.

O motoqueiro Ricardo Araújo revelou: foi pego de surpresa. “Já passei por blitzen educativas com recebimento de panfletos e até mesmo por fiscalização, mas esse tipo de ação é muito interessante. Estão todos de parabéns”, elogiou.

Com um enorme sorriso no rosto, Lorena Barros de Macedo, que conduzia seu carro no local da ação, abriu o vidro para ouvir atentamente as informações repassadas pela equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) e receber uma linda rosa vermelha. “Hoje a gente vive em um mundo tão conturbado, que uma gentileza como essa gera uma alegria imensa. Precisamos mesmo disso, de amor, amor com as pessoas e temos que levar esse sentimento em todos os lugares onde a gente for, inclusive no trânsito”, declarou ela.

A empresa Manserv também deu apoio à campanha entregando materiais educativos e lixo-car. “Entendemos que nossos funcionários fazem parte do trânsito de Parauapebas, e temos responsabilidade social com o município”, esclareceu a Edilene Garcia Melo, que atua na área de segurança no trabalho na empresa.

O coordenador do NET, Milton Lima, explicou que a campanha começou com a proposta de entrega das flores simbolizando a paz no trânsito. “Aproveitamos o ensejo para mostrar que o trânsito é um local que pode gerar gentileza”, explicou, para informar que a campanha segue até a próxima sexta-feira, 9. “Estaremos em outros pontos da cidade e também faremos um trabalho educativo em Carajás e Palmares”, acrescentou Milton.

ATENÇÃO PARA AS ORIENTAÇÕES

O DMTT orienta os condutores a não cometerem excessos no carnaval. “Quem vai brincar o carnaval tem que sair com a consciência de fazer uma festa segura. Nada de álcool e direção, pois essa mistura é muito perigosa. Os agentes de trânsito do departamento estarão compondo toda a força tarefa que a segurança pública tem organizado para o município neste período”, destacou o diretor do DMTT, Glauber Mota.

Ele pediu à comunidade para ficar atenta aos locais das interdições no trânsito. “As ruas que compõem o corredor da folia estarão interditadas a partir da rua 14 até a rua 5, na altura da PA-275, além da rua E, onde haverá a concentração dos blocos”, reforçou.

A orientação do órgão é que as pessoas que forem pegar a estrada chequem os itens de segurança de seu veículo. “Quem vai passar o feriado fora deve fazer a revisão em seu transporte. Precisa checar os pneus, a parte elétrica, mecânica, usar a cadeirinha o acento de elevação e redobrar a atenção”, alertou o diretor do DMTT.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Sara Nascimento e Piedade Ferreira

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *