A comunidade esteve envolvida com as ações socioeducativas realizadas na cidade e na zona rural durante a 24ª Semana do Meio Ambiente, que teve como tema “Direitos e Deveres”, realizada no período de 2 a 7 deste mês, em alusão ao dia mundial do meio ambiente, comemorado em 5 de junho.
A programação encerrou com uma blitz educativa e limpeza das margens do rio Parauapebas no bairro Liberdade 1. E, além dos servidores, a ação contou com o apoio de estudantes da Escola Estadual Marluce Massariol. “Já encontramos de tudo! Sofá, geladeira, partes de bicicleta e muito lixo doméstico, uma tristeza”, afirmou Caroline Rodrigues, aluna do 1º ano.
É muito importante esse envolvimento porque as pessoas precisam se conscientizar que devem cuidar para viver num ambiente limpo e sadio”, alertou o estudante Paulo Henrique.
As atividades iniciaram com o passeio ecológico, que reuniu 250 ciclistas na descida do aeroporto de Carajás com destino ao PIPA, no dia 2. A ideia foi levantar a bandeira do uso de transporte não poluente. E por falar em PIPA, as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Convivência participaram da oficina de confecção de brinquedos com material reciclável.
A gente não jogou no lixo e fez várias coisas. Eu fiz um tamborzinho com lata e achei muito legal”, afirma a pequena Evellyn dos Santos, de 7 anos.
Nós trabalhamos vários assuntos dentro da temática meio ambiente, como poluição sonora, queimadas e recursos hídricos”, detalha Francilma Dutra, coordenadora da Semana do Meio Ambiente.
A programação realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) contou com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMURB), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Centro de Educação Ambiental (CEAP).
O objetivo é incentivar a mudança de comportamento do cidadão desde cedo. Para que o comportamento das pessoas reflita na melhoria da qualidade de vida no meio que ela está inserida”, conclui Dion Leno, secretário de Meio Ambiente de Parauapebas.
Texto: Anne Costa – Fotos: Lucas Dias – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Comentários do Facebook