Além de atuar na reestruturação do Distrito Industrial de Parauapebas, com a pavimentação de vias no local, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), busca alternativas para atrair mais empresas para se instalar no distrito.
Dentre essas alternativas está a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre Seden/Distrito Industrial e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Durante o primeiro encontro do “Parcerias Pelo Pará” (ação do governo do estado) realizado em Parauapebas, na quarta-feira (11), a construção do termo de cooperação foi anunciada.
Procuramos a Codec, que já tem expertise sobre o bom funcionamento de alguns distritos industriais de referência no estado. Nosso foco é aprender com eles, e, nesse contexto, a cooperação técnica agregará bastante”, destacou Rodrigo Zanrosso, secretário municipal de desenvolvimento.
Evan Lins Soares Júnior, gerente de relações institucionais da Codec, afirmou “estamos fazendo um termo de cooperação técnica, para que a Prefeitura possa desfrutar dos nossos setores de engenharia, jurídico e de estratégia, para que a gente consiga atrair empresas para Parauapebas, o que é bom pra todo mundo“.
O coordenador de desenvolvimento econômico da indústria, comércio e serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Mauro Rodriges, destacou a importância do evento Parcerias Pelo Pará, em Parauapebas.
Estamos aqui com outros parceiros, como Seaster, Iterpa, Banpará, Jucepa, numa grande parceria dos órgãos do Estado, muito envolvido também com a Prefeitura de Parauapebas, para falar sobre o Parcerias Pelo Pará. A nossa presença aqui transmite atitude. É uma grande ação planejada, envolvendo a iniciativa privada, a gestão pública municipal e estadual”, explicou Mauro.
Parcerias Pelo Pará – Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda
O “Parcerias pelo Pará” é desenvolvido nas 12 regiões de Integração do Estado, a fim de difundir as políticas públicas de desenvolvimento em todo o território estadual. Além das palestras técnicas, o “Parcerias” mobiliza as instituições para a apresentação de ações que possam estimular o setor econômico bem como abrir perspectivas de novos negócios e de investimentos.
A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) fica à disposição dos gestores municipais, por exemplo, para orientar sobre a abertura e legalização de empresas, entre outras atividades práticas; a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) explica o programa Primeiro Ofício para jovens de 14 a 24 anos de idade, e o programa Qualificação Profissional, também para jovens e adultos.
Texto: Karine Gomes – Foto: José Piedade

Comentários do Facebook