Para valorizar os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na cidade, a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou o Projeto de Lei nº 69/2019, para instituir em Parauapebas a Semana da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 13. Os profissionais destas áreas são fundamentais para promoção da saúde e bem-estar da população.
O dia 13 de outubro foi escolhido porque é nesta data que é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data escolhida por representar o dia da criação dessas profissões.
A autora do projeto de lei, vereadora Eliene, contou que a fisioterapia é uma área da saúde voltada a estudar, prevenir e tratar lesões no corpo humano decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Enquanto a terapia ocupacional, por seu turno, busca compreender, promover e tratar problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias das pessoas.
Durante o tratamento esses profissionais devem buscar meios para que o paciente, aos poucos, consiga realizar tarefas simples, garantindo bem-estar e independência.
Diante da necessidade de valorizar e fomentar essas profissões, os vereadores aprovaram, durante a sessão solene de terça-feira (29), o projeto de lei, que será encaminhado para sanção do prefeito municipal.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)

Comentários do Facebook