Serão instituídos e incluídos no calendário oficial de eventos de Parauapebas os aniversários de Palmares Sul e de Palmares II, a serem comemorados, anualmente, no dia 26 de junho.
Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (12) foi aprovado o Projeto de Lei nº 100/2019, de autoria de João do Feijão (PSB), que dispõe sobre o aniversário de Palmares II, junto com a Emenda Modificativa nº 2/2020, de Elias da Construforte (PSB), que acrescenta a data festiva de Palmares Sul para ser celebrada no mesmo dia.
Para João do Feijão, a oficialização do aniversário destas localidades é uma maneira de reconhecer a luta de seus trabalhadores pela conquista da terra, bem como valorizar a população que ano a ano luta pelo desenvolvimento da região.
O assentamento, que é resultado de lutas pela posse da terra no sul e sudeste paraense, foi considerado um modelo a ser seguido. Incluir no calendário oficial do município a data que específica o início da luta desta comunidade é uma forma de fortalecer a cultura local e garantir mais dignidade para a população local, que atualmente já comemora a data com shows, apresentações culturais e cavalgadas, entre outras atividades”, enfatizou na justificativa da proposição.
O Projeto de Lei nº 100/2019 e a Emenda Modificativa nº 2/2020 foram analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitiu pareceres favoráveis à aprovação de ambos. As proposições serão enviadas para sanção do Poder Executivo Municipal. Se forem sancionadas, entrarão em vigor na data de publicação.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza (AscomLeg)