Os registros de violência praticada contra a mulher no ambiente doméstico aumentaram durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), lança a campanha Agosto Lilás, em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha.
A programação que inicia hoje e vai até o dia 21 deste mês, contará com uma série de palestras on-line e reuniões com especialistas que vão abordar temas como saúde física e mental da mulher, relacionamentos abusivos, estratégias de superação, empoderamento feminino e informações sobre a rede de atendimento aos casos de violência.
O público poderá interagir durante as lives que serão transmitidas pela página da Prefeitura de Parauapebas no Facebook.
Dados de denúncias de violência contra mulher
Os casos de violência contra a mulher estão em 5º lugar no ranking do serviço do Disque Denúncia Sudeste do Pará. No período de janeiro a julho deste ano, o município de Parauapebas vem liderando com 51% do total de denúncias.
Os bairros que tiveram o maior número de denúncias foram: Rio Verde (11%), liberdade II (9%), Casas Populares II (9%), Liberdade II (6%), Tropical II (4%), Cidade Nova (4%), Bairro dos Minérios (4%), Parque dos Carajás (4%) e Betânia (4%).
A Central de Atendimento possui um questionário onde é possível identificar como é praticada a violência contra a mulher e o perfil do agressor. Um dado que chama atenção é que 76% das mulheres que sofreram violência convivem com o agressor – seus próprios companheiros, na maioria dos casos.
Para denunciar, a população pode ligar para o telefone fixo (94) 3312-3350 ou enviar mensagem para o Whatsapp 98198-3350. O anonimato é garantido.
Confira a programação:
Dia 07/08 (Sexta-feira) – 19h30
– Palestra de abertura: “Dados da violência de gênero em Parauapebas
Dia 11/08 (Terça – feira) – 17h
– Palestra “Saúde mental da Mulher em tempos de pandemia: foque em você e supere violência
Dia 12/08 (Quarta – feira) – 17h
– Palestra “O empoderamento feminino de dentro para fora: autoinvestimento e empreendedorismo como estratégia de enfrentamento
Dia 13/08 (Quinta – feira) – 17h
– Palestra “Relacionamentos abusivos e violência doméstica: o conhecimento como estratégia de enfrentamento
Dia 14/08 (Sexta – feira) – 17h
– Palestra “Você não está sozinha: Lei Maria da Penha e estratégias de apoio e segurança para as mulheres em Parauapebas
De 17 a 20/08
– Reuniões ampliadas com a rede de atendimento para a multiplicação da campanha.
Dia 21/08 (Sexta-feira). Local: Rotatória do quartel às 16h.
– Inauguração do monumento em homenagem ao encontro da mulher de Parauapebas.
Texto: Anne Costa/ Com informações do Disque Denúncia Sudeste do Pará