O programa “Governo Por Todo o Pará” chega ao sudeste paraense na próxima terça-feira (2), quando o governador Helder Barbalho instala provisoriamente o Governo do Estado na sede municipal de Marabá, distante 555 km de Belém. Depois de ter tomado posse na cidade, em 1º de janeiro, o gestor retorna para levar parte da estrutura do Estado e realizar inúmeras ações que beneficiarão a população em um momento muito especial, na semana em que Marabá completa 106 anos de emancipação político-administrativa, celebrada no dia 5 de abril.
Para comemorar a data, a Fundação Parápaz promoverá no dia do aniversário de Marabá mais uma Ação Cidadania. Antes, no dia 3 de abril, a Fundação realizará a ação em Parauapebas, outro município que receberá a comitiva estadual, que passará, ainda, por Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Tucumã, onde haverá inaugurações e reuniões com representantes de prefeituras e câmaras municipais de todo o sudeste do Pará.
Em Parauapebas, a Ação Cidadania ocorrerá das 8h30 às 17 h, na Praça Central do bairro dos Minérios. Ali serão ofertados serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda, como consultas médicas com especialistas, verificação de pressão arterial e teste de glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além de emissão de carteira de identidade, palestras sobre a importância da doação de sangue, direito do consumidor e apresentações culturais. As secretarias municipais de Parauapebas ofertarão, dentre outros serviços, emissão de RG, cortes de cabelo e maquiagem.
Em Marabá, a Ação Cidadania ocorrerá no Centro de Convenções e Eventos, das 09 às 17 h. Também serão promovidos serviços nas áreas de saúde, assistência, cidadania, emprego e renda. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará o recadastramento biométrico; a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) promoverá oficinas de pintura em tecido e agronomia, e o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado) ensinará a produzir mudas. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) vai orientar sobre a abertura de pequenos negócios. Haverá, ainda, escovódromo, teatro de fantoches e orientações sobre trânsito seguro.
Nos dois municípios, a Fundação Parápaz conta com o apoio das seguintes instituições para a realização da Ação Cidadania: Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Saúde (Sespa), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Cultura (Secult), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ideflor-bio, Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Polícias Civil e Militar, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Emater, Defensoria Pública, TRE-PA, Sebrae, Celpa, prefeituras locais e Escola Técnica Vale dos Carajás.
Reportagem e foto: Agência Pará

Comentários do Facebook