O uso das máscaras de tecido se tornou algo comum nos últimos meses. Esse novo acessório que entrou na vida da população por conta do coronavírus serve como barreira física contra o vírus. O equipamento de proteção, que pode ser reutilizado ou descartado, dependendo do tipo de material, se tornou essencial na vida de todos. Mas você sabe quantas vezes essa proteção pode ser lavada?
Antes de tirar essa dúvida, é importante ressaltar que o tempo máximo de uso ao longo do dia do equipamento é de três horas, ou até o momento em que a máscara esteja úmida. Já das de TNT não podem ser lavadas e, depois do uso, precisam ser descartadas.
As máscaras reutilizáveis têm uma validade. Ao menos, essa é a orientação presente em um guia elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o órgão, as máscaras devem ser lavadas, no máximo, 30 vezes.
Quanto aos cuidados durante o uso diário, o ideal é que a proteção seja armazenada em saco plástico após o tempo máximo de uso para, posteriormente, serem higienizadas.
De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, o limite de uso ocorre devido ao desgaste do tecido, que faz com que a função de barreira vá perdendo a eficácia ao longo do tempo.
É importante descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida”, diz.
Além disso, a perda da validade pode ocorrer quando as hastes de fixação no rosto ficam frouxas ou quando há deformidade no tecido.
Como lavar
A infectologista explica que o primeiro passo na hora da lavagem é colocar o equipamento em água corrente e sabão neutro. Em seguida, colocá-la de molho de 20 a 30 minutos em solução composta por água potável e água sanitária. A cada 500ml de água, coloque 10ml de água sanitária, o que é equivalente a uma colher de chá.
Por fim, enxague bem a máscara para a retirada de todos os resíduos dos produtos. Após a lavagem, colocar a máscara para secar no sol. Assim que estiver seca, o próximo passo é passá-la com ferro quente.
Diário Online com informações do Metrópoles