O governador Helder barbalho anunciou o que o bloqueio total, o chamado lockdown, nos municípios paraenses, será prorrogado. O decreto, que determinava o bloqueio até o próximo domingo (17), se estenderá por mais uma semana.
A medida segue valendo para todos os municípios da Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará e Castanhal), além de Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e Breves, este no Arquipélago do Marajó.
O objetivo da medida é conter o avanço do novo coronavírus em todo o estado. O aumento explosivo no número de casos confirmados e mortes decorrentes da Covid-19 tornou-se motivo de preocupação.
Até a manhã desta sexta-feira (15), o Pará registrou 12.109 casos confirmados e 1.145 mortes.
Serviços
Com a nova medida, funcionarão apenas as atividades consideradas essenciais nestas 10 cidades, a exemplo de supermercados, estabelecimentos de comércio de alimentos, farmácias, bancos, lotéricas, feiras de rua (que funcionam como supermercados dos mais humildes), onde poderá entrar apenas uma pessoa por família.
Serviços de materiais de construção e de fornecimento de materiais de higiene e de produtos médicos e hospitalares também seguirão funcionando, bem como serviços de entrega de alimentos (delivery), seja de compras de mercado ou de alimentos prontos.
Cidadãos que trabalhem nas áreas consideradas essenciais (bancária, segurança, saúde e algumas atividades econômicas) podem circular, mas é recomendado que carreguem documentos com foto, carteira de trabalho e comprovante funcional.
Cidadãos que forem para consultas médicas e exames poderão sair com acompanhante. Transportes de cargas também estão inseridos na categoria de serviços essenciais.
Paloma Lobato – Diário online